Fontes Tipográficas
Tipografia significa a “impressão dos tipos”, nome mais comum para fontes de letras. Contudo, actualmente este é o nome dado ao estudo, criação e aplicação de caracteres, estilos, formatos e disposição visual de palavras.
Todas as peças de design que possuem textos utilizam a tipografia para definir em qual formato e estilo as palavras irão aparecer. Além disso, a tipografia é a base da comunicação verbal. Por isso, é preciso bastante cautela na hora de trabalhar com o texto, que precisa estar de acordo com a mensagem transmitida e com os demais elementos gráficos e precisa ser legível.
Popularmente, a tipografia consiste nas mais diversas possibilidades de fontes de letras, que podem variar bastante umas das outras. Por isso, podemos classificar as fontes em quatro tipos primários:
- Serif (com serifa);
- Sans Serif (sem serifa);
- Script (simula a escrita à mão);
- Display (fontes artísticas).
A fonte que eu escolhi é a fonte serifada Bodoni. Giambattista Bodoni projetou este tipo de serifa no final do século XVIII no palácio do duque Fernando de Bourbon-Parma, que admirava muito o ofício de Bodoni e lhe deu permissão para construir um escritório de impressão particular em seu palácio. Bodoni já era uma fonte amplamente popular quando Morris Fuller Benton reviveu na década de 1920 para a ATF com ênfase detalhada em diferentes pesos.O filme de 1990 “Os Bons Companheiros” (Goodfellas) dirigido por Martin Scorsese usando a fonte em todos os seus posteres.
Comentários
Enviar um comentário